Categorias
Dicas de Estudo

ITA Vestibular 2021: Como funciona esse concurso e quais as estratégias de estudo vencedoras

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) foi criado em 1950 com a proposta de desenvolver a indústria aeronáutica no Brasil. Ele foi criado por Casemiro Montenegro Filho aos moldes do MIT, onde estudou nos Estados Unidos. 

O instituto possui um dos vestibulares mais difíceis do país devido a alta concorrência, o tempo curto de prova, a alta quantidade de conteúdos cobrados e o nível de aprofundamento desses conteúdos. 

Apesar disso o vestibular não é impossível. 

Leia este artigo até o fim para entender como funciona o concurso e aprender como se destacar dos demais candidatos com estratégias vencedoras.

Sobre o Vestibular do ITA

O vestibular do ITA é reconhecido como um dos mais concorridos e difíceis do país, mas, como dissemos, isso não é motivo para que você desconsidere ou desista desse vestibular. 

Além de um salário inicial bem acima dos valores praticados no país, existem diversos outros fatores que podem te encorajar a encarar esse desafio.

O primeiro passo para quem ser aprovado no seu vestibular é trocar o medo do vestibular por respeito. Assim você terá sempre um parâmetro de comparação para o nível que

você se encontra, ciente de que com o método correto, disciplina e empenho você irá obter êxito na sua trajetória estudantil. 

O ITA está situado na cidade de são José dos Campos e possui muitos benefícios para seus estudantes. Dentre eles: moradia de baixo custo, 3 refeições diárias gratuitas, atendimento médico e odontológico dentro do campus, ensino gratuito e de qualidade com reconhecimento como um dos melhores do país pelo MEC, diversas oportunidades de intercâmbio gratuito, estágios, projetos e oportunidades de emprego nas melhores empresas do mundo. 

O melhor de tudo é que tudo isso fica tudo dentro de um campus (DCTA), poupando o aluno de gastos com moradia e transporte, promovendo comodidade para que o estudante tenha alta performance nos estudos.

O aluno que ingressa no ITA tem serviço militar obrigatório no primeiro ano na patente de praça especial. Os optantes da carreira militar continuam no segundo ano com a mesma patente e ao final do curso fundamental fazem um teste físico para se tornar aspirantes a oficial. Nessa patente eles ficam os últimos 3 anos. O aluno militar se forma como primeiro tenente.

Como é a prova?

A PROVA DO ITA possui duas fases. A primeira fase possui apenas questões objetivas (abcde), sendo 15 de Física, 15 de Matemática, 15 de Química, 15 de Português (interpretação e literatura) e 10 de inglês. 

Para passar para a segunda fase o aluno precisa fazer pelo menos metade do número total de questões (35), e pelo menos 40% de cada prova, ou seja, 6 de Física, 6 de Matemática, 6 de Química, 6 de português, e 4 de inglês. 

Perceba que somadas essas questões resultam em 28. Assim, fazer apenas o mínimo em cada matéria não é suficiente para ser aprovado.

A segunda fase é dividida em dois dias:

Primeiro dia: 10 questões discursivas de matemática e 10 questões discursivas de química.

Duração: 4 horas.

Segundo dia: 10 questões discursivas de Física e 1 redação dissertativas argumentativa.

O peso de cada prova para a nota final é:

20%: primeira fase;

20%: Matemática discursiva;

20%: Química discursiva;

20%: Física discursiva;

20%: Redação.

Percebe a importância da redação, não é mesmo? 

Qual nota você acha que tem mais chance de subir durante sua revisão: redação ou física? Redação é muito mais fácil de melhorar. Então faça pelo menos uma por semana

Estratégias de estudo

Como em qualquer desafio, se decidir ir em frente, ter uma boa estratégia pode ser um elemento de diferenciação entre o sucesso e o fracasso.

Neste tópico abordaremos algumas das estratégias fundamentais a serem adotadas pelo estudante para o Vestibular do ITA em 2021.

 

Saiba o que priorizar

No momento das revisões priorize sempre os conteúdos que você tem mais dificuldade. 

Em segundo lugar estude os conteúdos que mais caem. Por fim estude os demais conteúdos de cada matéria. 

Disponha em cada semana os assuntos nessa ordem. 

 

Faça simulados

Durante o final de semana faça uma prova antiga simulando o modelo novo: pegue uma prova do modelo antigo (que tinha 20 questões objetivas e 10 discursivas) e selecione 15 questões de cada matéria, menos inglês, que bastam 10. 

Esse é o modelo do novo vestibular. Faça em 5 horas.

Segue um exemplo de horário semanal, começando às 8 horas da manhã e terminando 10 horas da noite, com matérias alternadas. As matérias estão dispostas em 3 frentes:

 

Estudo de Matemática 

Frente 1: Álgebra, Funções, Logaritmos e Exponencial, Conjuntos, Polinômios, Complexos;

Frente 2: Geometría analítica, Geometria plana, Geometria espacial e Trigonometria;

Frente 3: Combinatória, Probabilidade, Matrizes, PA e PG, e Sistemas lineares;

 

Estudo de Física

Frente 1: Mecânica, Gravitação e Estudo de Fluidos;

Frente 2: Termologia, Ondas, MHS e Óptica;

Frente 3 : Magnetismo, Eletrostática, Eletrodinâmica e Física Moderna

 

Estudo de Química

Frente 1: Química geral;

Frente 2: Fisico-Química;

Frente 3: Química Orgânica e Inorgânica;

 

Treine a Redação

Não se esqueça de treinar bastante redação. Uma boa dica é fazer a redação cronometrada em 1 hora. Se você conseguir terminar ela em uma hora no dia do vestibular você terá disponível 3 horas para a prova de física.

Para resolver a prova você pode utilizar alguma das seguintes estratégias (minha preferida é a última):

  1. Alternar entre uma prova que você domina e uma prova que você é ruim;
  2. Fazer metade de cada prova e passar para próxima prova. Depois fazer a segunda metade de cada uma;
  3. Fazer as questões mais fáceis de cada prova primeiro. Assim você vai garantir o corte,
  4. Ficar seguro e ter tempo de sobra para fazer as questões difíceis.

Observação: jamais faça a prova na sequência da questão 1 para 70. Você corre o risco de não conseguir chegar nas últimas questões. 

 

Mais simulados

Lembre-se de fazer pelo menos dez anos de prova antiga. O estilo de questão é muito parecido de um ano para outro. 

A importância de fazer prova antiga vai além disso: ter conhecimento não basta. Você precisa ser veloz e não errar questões fáceis. 

As questões difíceis quase todos vão errar. Preocupe-se em acertar tudo que você sabe e não errar por desatenção.

 

Estratégias de Resolução

Pensando em um estudo ainda mais aprofundado, separamos uma pasta em nosso Drive com materiais gratuitos, contendo análises e estratégias de resolução para o vestibular do ITA.

O material, preparado pelo Meu Cantinho de Estudos (Unidade São José dos Campos) e Nilton Lucas – T19 (@monitutor), lhe trará mais clareza e direcionamento na sua preparação para os estudos.

Faça o download do conteúdo gratuitamente clicando aqui.

 

Como estudar em casa

Estudar em casa para um concurso tão denso e difícil como é a prova do ITA 2021 não é uma tarefa tão fácil. 

Mas, se adaptar a uma rotina de estudos em casa depende da realidade de cada estudante.

Se você encontrar dificuldades em estudar ou manter a concentração quando estuda em casa, pode ser indício que mudanças no seu ambiente de estudo precisam ser realizadas.

Muitas vezes, tarefas domésticas têm impacto real na sua qualidade de estudo: televisão ligada, louça acumulando na pia da cozinha, dentre outros, são elementos que certamente prejudicam seu nível de foco e concentração.

Elimine a bagunça, a falta de planejamento das rotinas da casa, a desorganização no ambiente e talvez isso aumente sua capacidade de concentração.

A dica de ouro aqui é: focar na organização.

Use a abuse da tecnologia para te ajudar nesse desafio. Alarmes no celular programando as tarefas cotidianas podem definir melhor os horários e organizar o seu dia. 

Mais especificamente sobre organização nos estudos, o Meu App de Estudos te ajudará a ter ter maior controle e planejamento dos estudos em casa, além de poder monitorar a produtividade e o seu desempenho nos exercícios.

Vale muito a pena se inscrever para um teste gratuito e descobrir se a ferramenta será uma forte aliada nos seus estudos.

Local ideal para estudo

Muitas vezes, nem todas as adaptações ou mudanças no ambiente são suficientes para um estudo de alto rendimento.

Estudantes de nível alto são como atletas: para um aproveitamento maior é necessário que não apenas os equipamentos sejam adequados, por exemplo, mas também o espaço para o treino.

Com diversas unidades espalhadas pelo país, incluindo São José dos Campos (SP), local onde está localizado o ITA, o Meu Cantinho de Estudos é o espaço ideal para os estudantes que enfrentam provas que exigem um avançado nível de preparação.

No local, que fica sempre em localizações privilegiadas das cidades onde possui unidade, os alunos escolhem um dos planos disponíveis e podem estudar sem qualquer contratempo.

Além de mimos como café e lanchinhos, o espaço possui internet de alta velocidade e funciona sem interrupções, 24hs, durante todos os dias da semana, o que permite uma flexibilidade sem igual.

Além disso, os espaços individuais permitem que o aluno guarde livros, notebook e outros objetos pois, além do acesso restrito ao ambiente, há armários com chave e todos os locais são monitorado por câmeras de segurança.

O conforto e a comodidade vão além, prevendo necessidades cotidianas dos estudantes: há cozinha, área de lanche e também uma sala para descansar e dar uma relaxada da rotina puxada de estudos.

O investimento realmente não é alto e vai depender do seu perfil como estudante. Se você possui apenas algumas horas por dia para estudar, pode contratar uma opção de plano mais limitada. Se você pretende estudar o dia todo e em qualquer horário, o ideal certamente será uma opção mais completa.

Clique aqui e fale com uma unidade do Meu Cantinho de Estudos.

 

Conclusão

Como você viu, o vestibular do ITA é um dos mais difíceis do Brasil, mas também é um dos que apresenta as melhores vantagens aos aprovados.

Não se intimide com o nível da prova, pois, quando você conquistar esse sonho, estará estudando em uma das mais renomadas instituições de ensino das Américas – e o melhor, ganhando um generoso salário para isso.

Além dos caminhos que indicamos aqui, utilize TODAS as ferramentas que tiver a sua disposição para ficar mais próximo da sua aprovação.

Nossa dica final, é claro, é que se você for realmente determinado e estiver certo dos seus objetivos, não meça esforços para vencer esse desafio.

Soluções diversas, das simples às avançadas, podem melhorar o seu rendimento nos estudos e o seu desempenho na prova do ITA.

Seja com a ajuda do Meu App de Estudos ou com os benefícios de estudar no Meu Cantinho de Estudos, estamos aqui como parceiros para te ajudar nesse desafio.

Curtiu? Então não deixe de nos chamar nos perfis @meuappdeestudos , @cantinhodeestudossjc e @meucantinhodeestudos e nos contar se as dicas aqui foram valiosas para você. 💛

 

Nilton Lucas (@monitutor)
Consultor Educacional e Aprovado no ITA IME EFOMM EN

Paula Araújo
Licenciada Meu Cantinho de Estudos Unidades Goiânia e São José dos Campos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *